aninha miranda
Foto: arquivo pessoal
Quando o assunto é vestuário, logo a atenção é voltada para as mulheres, afinal, são elas que investem tempo e dinheiro comprando vários modelos, cortes e cores de roupas. É natural da mente feminina pensar nas cores e estampas que combinam melhor e qual deve ser a peça utilizada de acordo com o clima do dia. Falar do que está e não está na moda, então, é só conversar com uma mulher, pois ela saberá o que é tendência e em qual roupa vale a pena vestir.
A mulher cristã também não fica atrás no quesito moda. Todas gostam de se vestir bem, principalmente para irem à Casa do Senhor. Além disso, as irmãs estão sempre “ligadas” nas novidades que permeiam o mundo da moda. Entretanto, não raro, algumas irmãs privilegiando a moda, o que as vitrines ditam como vestuário obrigatório, destoam do que a Bíblia ensina a respeito de como as mulheres cristãs devem se vestir.
O apóstolo Paulo preocupou-se com essa questão, por isso, orientou seu jovem pastor, Timóteo, como as mulheres deveriam se vestir na igreja de Cristo: “Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras” (1Tm 2.9). O que deveria aparecer, segundo orientação do apóstolo, não eram as roupas, joias e muito menos partes do corpo da mulher, mas sim a beleza de um coração santo e obediente ao Senhor.
Na Igreja Batista da Lagoinha, a líder do Ministério Mulheres em Ação, pastora Ana Lúcia, tem se dedicado a ensinar suas lideradas e também as irmãs da igreja a respeito do cuidado com as vestimentas. Ela afirma que não é proibido a mulher usar saia, vestido, calça jeans, bermuda ou blusas sem manga, na igreja, mas que, como mulheres de Deus é essencial que mantenham a decência. “Sobre se vestirem, elas devem pensar sobre a intenção da escolha de determinada peça de roupa. Então friso que, a única intenção deve ser agradar aDeus e não a de provocar os homens ou causar escândalo às mulheres”, explica a pastora Ana Lúcia.
É importante ressaltar que a mulher de Deus deve se vestir com sabedoria e cuidado não apenas quando vai à igreja, mas em todo lugar que frequenta: trabalho, academia, casa de parentes, dentre outros. Por isso, para não errar e não ser motivo de tropeço alheio, a pastora Isildinha Muradas, líder do Ministério de Crianças e Juniores, passa a seguinte orientação: “A mulher cristã só deve usar uma roupa que teria coragem de usar para ir à igreja ou a qualquer lugar. O critério de escolha é simples: Faça a si mesma a seguinte pergunta:‘Se Jesus estivesse na minha frente, em pessoa, eu teria coragem de ficar com esta roupa?’ Agindo dessa maneira, a mulher de Deus jamais errará ao se vestir”.