segunda-feira, 2 de maio de 2011

ISSO VOCÊ TEM DE FAZER

“Vós que amais ao SENHOR, aborrecei o mal; ele guarda a alma dos seus santos, ele os livra das mãos dos ímpios.”
Salmo 97.10

    A afirmação “Vós que amais ao SENHOR” divide a humanidade em duas partes. De um lado, estão aqueles que têm e cumprem os mandamentos; do outro, os que se enganam completamente. Muitos são religiosos, esforçam-se tremendamente em obras sociais e assuntos religiosos, mas não conhecem, de fato, o que diz a Palavra de Deus. Alguns até sabem o que deveriam fazer, mas não o fazem. Na verdade, todas essas pessoas estão fora do amor de Deus. Iludem-se também aqueles que pensam conseguir o amor divino por meio de pedidos ou obras que realizam. Agora, a vantagem de verdadeiramente amar o Senhor é grande demais: tal pessoa será amada pelo Pai.
    O versículo que estamos estudando declara, taxativamente, que quem ama o Senhor tem de aborrecer o mal. O indivíduo que não vê nada de mais em práticas erradas prova que não está incluído no grupo dos que amam a Deus. Quando ele precisar que o Senhor cumpra Suas promessas, perceberá, com tristeza, que isso não poderá acontecer, pois o Pai não age fora da Sua Palavra, uma vez que não pode realizar algo que condena nem ajudar quem não faz o que lhe é exigido.    
    Há cristãos que não se consagram ao Senhor e, com isso, não sabem o perigo que correm, pois há duas forças lutando pelo domínio do ser humano. De um lado, está o nosso Deus, que deseja fazer da nossa vida uma bênção; do outro, está Satanás, o qual tenta fazer-nos sofrer aqui, no mundo, e, ainda, levar-nos com ele para a perdição eterna. Quem não é santo, separado para o Pai, está em sério risco, visto que está fora da proteção divina. Longe do Altíssimo, a pessoa se encontra na área de alcance do inimigo.
    Os que se separam para Deus têm uma grande recompensa: são guardados pelas mãos do Onipotente. Além disso, tornam-se herdeiros de todas as promessas, e, com isso, o poder divino está sempre ao lado deles para guardá-los. Para esses, as portas estarão sempre abertas, e nada que o inimigo deseje ou planeje contra a vida deles irá cumprir-se, pois Aquele que os guarda não dorme nem cochila (Sl 121.4). O Altíssimo nunca nos venderá nas mãos do maligno; ao contrário, Ele nos guardará sempre, como se fôssemos Sua própria menina dos olhos. O bom é que o Senhor, além de fiel, é um Deus de amor.
    Os ímpios, aquelas pessoas que não respeitam a Palavra, quando podem, colocam suas mãos nas demais; porém, os que são do Senhor são livres das sujas mãos dos que praticam a iniquidade. Nosso bom Deus nos vigia sempre e jamais, em hipótese alguma, permitirá que os ímpios vejam cumpridos os seus intentos malignos em nossa vida. Somos completamente e eternamente livres de qualquer mal. Com isso, ainda que mil caiam ao nosso lado, e dez mil à nossa direita, jamais seremos atingidos (Sl 91.7).
    Não há mais desculpa. Está em suas mãos a receita divina para o mal não o atingir.

    Em Cristo, com amor,

    R. R. Soares

CAPACITADOS PARA OUVIR

“Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte”. (Isaías 41.6.)

                                                                                                       
Há momentos em que o nosso coração deseja compartilhar alegrias, tristezas, problemas... porém, poucos estão dispostos a nos ouvir.
       
Existem pessoas que não sabem compartilhar, aconselhar, ficar em silêncio quando necessário; só falam!
                 
Você conhece alguém assim? Pessoas que até mesmo quando você tenta expressar sua opinião, seus sentimentos, interrompem e falam, demonstrando que não são bons ouvintes, ou bons amigos(as)? Infelizmente sim, eu conheço e sei que você também! E isso nos machuca tanto! Sentimo-nos pouco amados, inseguros, abandonados.
               
Em nossos dias, vivemos estressados, e por isso precisamos daquele ombro amigo para dividir nossas lutas. Mas como o mundo é egoísta e jaz no maligno, onde mais poderemos achar descanso para nossas almas? Sabemos que só em Jesus! Mas como seria bom ter alguém, assim como nosso Pai celestial, em quem pudéssemos confiar e que caminhasse junto conosco.
                
Pode até ser que você seja alguém privilegiado e tenha encontrado esse amigo de verdade em quem possa confiar seus anseios, e eu digo que isso é possível, porém tenha certeza, ninguém substitui o Senhor e o Seu Espírito Consolador! Muitas vezes pedi ao Senhor um amigo-irmão, com quem pudesse compartilhar um pouco mais sobre mim, pudesse orar comigo e por mim e Ele, Jesus, me OUVIU! Aleluia! Eu sabia que n'Ele poderia confiar.
             
Porém, você que mesmo sendo um irmão em Cristo, tem por hábito falar demais sem deixar espaço para que o outro expresse a sua opinião, reveja suas atitudes e OUÇA! Deus espera isso de você; que você seja um verdadeiro cristão. Em Espírito e em Verdade!               
              
Por tudo isso, quando estiver triste e com a alma abatida, mesmo que tenha um amigo irmão em sua vida, não deixe de compartilhar principalmente com Jesus que a ninguém despreza e sabe ser paciente para ouvir, Ele é o melhor dos conselheiros e nos ensina a agir, a tomar as decisões certas em nossa vida. Ele, o Senhor, é socorro bem presente e nos chama para n'Ele acharmos descanso e alívio em todo tempo.
             
E você que tem por hábito não saber ouvir, mas somente falar, quando alguém lhe contar uma vitória se alegre com ele! Se for para desabafar, escute-o e lhe demonstre interesse! Mostre-lhe que se importa! Se assemelhe a Cristo passando adiante aquilo que aprendeu com Ele: Sua humildade, Companheirismo e Seu amor. Assim demonstraremos em atitudes, a Sua verdadeira imagem e semelhança em nosso viver!