É durante a infância que os valores morais e espirituais se estabelecem. Nessa fase, a criança é mais do que uma argila informe que se coloca em nossas mãos esperando que a toquemos e moldemos. O texto bíblico de Provérbios 22.6 abre para nós uma perspectiva inovadora e desafiante da missão dos pais. A tradução da Bíblia Ampliada diz: “Instrua a criança NO caminho em que deve andar e mantenha seu DOM OU INCLINAÇÃO INDIVIDUAL, e quando envelhecer não se desviará dele”. Isso nos autoriza a entender que nossos filhos já vêm com “discos pré-programados”. Vêm da fábrica do Criador trazendo impresso no seu “hardware”, no seu DNA, as marcas de um campeão e com todas as “características” de um vencedor. No hebraico, a palavra caminho sugere: “maneira ou modo”. Também significa “capacidade” ou “característica especial” ou ainda “inclinação”. Salmos 139.16 reforça essa verdade: “E no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”. Portanto, não veja o seu filho como um “quadro em branco de escola”, esperando pela sua caneta, mas veja-o como “um livro escrito”, esperando que você o leia e estude para descobrir, manhã após manhã, qual é a espetacular e singular história de sucesso que Deus escreveu para ele viver.
Infância é o tempo que não se desperdiça pela dedicação especial e insubstituível dos pais em acompanhar os primeiros passos, as primeiras palavras, os sorrisos e as primeiras frases. Infância é o tempo em que se desenvolve a compreensão do que pode causar dor e frustração, alegria e esperança. É tempo precioso. Cada fase tem seu brilhante aspecto de um diamante que precisa ser burilado para transparecer toda capacidade de seu brilho. Tempo de abraçar, tempo de consolar, tempo de afagar e tempo em que se constrói um relacionamento sólido, baseado na disciplina e amor, respeito e autoridade, alegria e responsabilidade.
É durante esse curto espaço de tempo que se investe para a eternidade. A criança que é toda imaginação e sonhos precisa de referenciais sólidos. Por meio dos princípios poderosos da Palavra de Deus é possível traçar uma ponte segura entre a imaginação e a realidade e fortalecer os sonhos com as infinitas possibilidades da fé. Por intermédio do discernimento e da força que vem de Deus é possível expulsar os duendes, bruxas e “heróis do nada” – personagens sombrios que habitam os castelos de areia construídos na imaginação pela ação do mal. Os princípios de Deus são eternos. Passam de geração a geração e duram até a velhice. São valores que não rasgam, quebram ou se tornam obsoletos. São princípios que têm a capacidade de nos desafiar a sermos crianças na simplicidade, na pureza, na humildade e na dependência do Pai. “Se não vos converterdes e tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mt 18.3).
Por isso, pais sábios, tementes a Deus e educadores conscientes nunca terão que recorrer à seção de ACHADOS E PERDIDOS DA VIDA em busca de uma criança que se perdeu.