segunda-feira, 28 de março de 2011

O que pode ser maior do que a crise?


Olá irmãos brasileiros e nipônicos,
Heiwa a todos vocês!

Você acredita que cada pessoa que está viva neste mundo tem condições de mudar extraordinariamente o curso da sua vida? Eu perguntaria ainda se você acredita em sonhos como grandes projetos que Deus nos dá. E você, tem um sonho? Um projeto? Você pode ter esquecido dele, mas… Ele está aí, em algum lugar do seu coração. Então, por que ele ainda não aconteceu? Será que na sua mente você não acredita mais nele? A crise econômica tem afetado cada vez mais o Japão. E momentos como esses abalam as pessoas, pois afetam a segurança, estabilidade profissional, contudo não somos produto de uma crise, somos fruto de uma promessa... Um dos textos bíblicos mais inusitados é o de Provérbios 4.23, vamos vê-lo na Nova Tradução da Linguagem de Hoje que diz: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” Que texto incrível! Ele nos orienta a observar melhor nossos pensamentos porque eles constroem cada dia da nossa história. Não é apenas uma questão de lógica ou de raciocínio, mas de fé, de acreditar. Sua vida é dirigida por seus pensamentos, ou seja, acontecerá aquilo em que você acreditar. Os resultados de amanhã serão conforme os estímulos da sua mente hoje. Esse mesmo texto em outra tradução diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o seu coração porque dele procedem as fontes da vida.” O autor diz: guarda o seu coração, no sentido figurativo, ou seja, cuida dos teus pensamentos, (mesmo porque o coração é um órgão que tem por função bombear sangue para todo o corpo). Mas se a nossa vida, de fato, é dirigida por aquilo que pensamos então podemos afirmar que Deus já fez a sua parte. Por exemplo: Ele lhe deu a vida. Diariamente lhe dá saúde, o livra do mal. Não deixa que nada falte e ainda lhe deu um cérebro! Agora o resto é com você.

Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). Um dos atributos recebidos do nosso Criador por termos sido feitos “à sua semelhança” é a inteligência. Ela é um dom que nos difere de toda a criação. A capacidade plena de raciocínio. Mas talvez o nosso maior desafio, como seres racionais, é saber como pensar. Precisamos reaprender a pensa. A sua vida mudará quando a sua forma de pensar mudar, na verdade nada muda até que sua mente mude. Todos vivemos em comunidades que são influenciadas por vários elementos, um deles é a cultura.

Talvez a cultura seja a maior identidade de um povo. Ela retrata costumes, tradições e valores. Todos estamos, de alguma forma, inseridos numa cultura e convivemos com os efeitos diariamente. Há países em que a cultura religiosa diz que as pessoas estão num processo de evolução e acreditam que elas são aquilo que a sua religião diz que são, logo, as suas vidas miseráveis são consequências do seu pensamento. Assim como o homem pensa, assim ele é. Então eu pergunto a você, somos influenciados pela cultura do país em que vivemos? Ou então conseguimos influenciá-la? Ou ainda, podemos estar inseridos nessa cultura sem nos contaminar com seus aspectos negativos e viver com qualidade? Acredito que a melhor resposta para as alternativas é começar entendendo que não somos aquilo que é desenhado por uma cultura, mas somos o que queremos ser. Jesus nos libertou e verdadeiramente estamos livres. Livres para pensar, para sonhar, para acreditar que tudo pode ser diferente! Tudo começa a mudar quando temos o entendimento de que a maneira como pensamos é que faz toda a diferença. Então não somos produto de uma cultura, mas sim, escolhemos ser o que nossa mente acredita que somos.

O Apóstolo Paulo nos ensina que somos como vasos de barro que contêm um grande tesouro (2Co 4.7). Quanto vale um vaso de barro? Alguns poucos trocados. Mas quanto vale um vaso de barro com um imenso diamante dentro? Milhões! Nós somos esses vasos e Deus o imenso diamante. Aleluia!

Sua felicidade não depende mais das circunstâncias, mas do conteúdo e esse conteúdo é o que está em sua mente. É algo que você recebeu, ou seja, a sua nova maneira de pensar. Você pode estar num lugar de crise mas as grandezas de Deus estão dentro de você. Você pode estar num lugar de lutas e até perseguições, mas o livramento e as vitórias de Deus moram em sua mente. Que Maravilha! As pessoas vão se lembrar da crise, do desemprego, dos tempos difíceis, mas você as lembrará que existe um Deus na sua vida e que é Ele quem faz oportunidades aparecerem onde não há nenhuma e traz a existência coisas que não existem. Isso é fé. E ter fé é ver as coisas que não se veem. Assim a sua vida será dirigida por seus pensamentos. Tudo vai depender de como você vê as coisas. Se você olhar em sua volta e ver as coisas desabando, então sua mente ficará perturbada e tudo pode desabar. Se você vê os problemas e começar a pensar problemas neles, logo você estará com problemas. Os problemas que você vê são o reflexo da maneira com que você pensa neles.

Observe que o texto nos dá um alerta, ele começa dizendo: Tenha CUIDADO com os seus pensamentos. Cuidado é um aviso de que o caminho pode ser bom ou desastroso, a escolha é você quem faz. É você quem escolhe no que vai pensar e em que vai acreditar! Se você não consegue pensar em um novo tempo, ele nunca chegará, se você não consegue ver a sua família restaurada, então certamente isso nunca ocorrerá. Se você não acredita em seu ministério pessoal, ele nunca existirá. Em que você quer acreditar? Use sua fé, pratique-a! Muitos já me disseram que evangelizar os japoneses é difícil. A cultura não permite. Essas pessoas enxergam algo complexo, elas veem uma grande dificuldade. Eu vejo MILHARES DE MILHARES, E MILHARES de nikkeis brasileiros alcançados pelo maravilhoso amor de Deus! A minha vida é dirigida por meus pensamentos.

Querido irmão(a), para que a nossa vida seja dirigida por nossa maneira de pensar, isso exigirá dedicação e disciplina. Pois esse estilo de vida não tem nada a ver com a força do pensamento positivo, mas sim, crer que para Deus não há impossíveis, e mesmo em momentos de crise, nós, como seus filhos somos herdeiros de toda a bênção. Escolha hoje pensar diferente, viver diferente. Convide Jesus para fazer parte da sua vida e assim como milhares, experimente a verdadeira qualidade de vida. A nossa Esperança, JESUS, é maior do que qualquer crise! Confie nele e continue caminhando, apenas confie.

Conte sempre comigo, pois meu desejo é apoiar você que mora tão distante, mas tão próximo quando precisar.

:: Por Pastor Diuvan Zimoski

Nenhum comentário:

Postar um comentário