Com 52 mil membros, quase 200 ministérios e mais de 1.200 células, a Igreja Batista da Lagoinha segue o seu chamado de servir e amar
Corte de cabelo na Escola de cabeleireiros
Este ano, a nossa igreja completará 55 anos, dos quais, 40 sob a liderança do pastor Márcio Valadão. Nela coexistem em harmonia quase 200 ministérios e mais de 300 pastores e líderes atuando cada um em sua área em prol de um alvo comum: o Reino de Deus. Numericamente somos maiores que centenas de cidades: 52 mil membros. Para conduzir esse rebanho não basta apenas um bom sermão e uma boa música. É preciso conexão direta e diária com Deus e, claro, um batalhão de voluntários disposto a servir e se sacrificar pelo crescimento do Corpo de Cristo.
Nossa igreja tem a vocação de ser inspiração em direção à diversidade. Aliás, “diversidade” é a palavra que realmente distingue nossos ministérios cujo espectro é enorme e abrangente. Convivem na mesma nave o tradicional e o pentecostal, a criança e o idoso, os cânticos espontâneos e os hinos, numa harmonia que só mesmo o Espírito Santo possibilita. Há ministérios para “todos os gostos”, ou melhor, para todas as necessidades – sociais, psicológicas, relacionais, profissionais e, sobretudo, espirituais.
Nossa igreja se preocupa com as pessoas; elas são prioridade. Aqueles que se convertem ou se reconciliam com Deus são imediatamente contatados e direcionados para cursos de crescimento espiritual. Aprendem os primeiros passos da fé e, em seguida, são encaixados em alguma das mais de 1.200 células da igreja.
Atividade festiva na Casa das Vovós
Aqui ninguém fica abandonado. Os idosos têm atenção especial na Casa da Honra, na Casa das Vovós, e no ministério da Terceira Idade, e ainda podem participar de um culto especial, toda semana, onde cantam os maravilhosos hinos tradicionais. Quem é solteiro, viúvo, ou divorciado, também tem atenção especial, tal qual os noivos que recebem instruções específicas para o casamento. As crianças também são lembradas em inúmeros ministérios que vão desde uma escola de primeiro e segundo grau até células especiais, abrigos e creches. Nem mesmo as órfãs são esquecidas, pois temos o ministério Adotar.
Ainda na área do apoio psicológico nossa igreja possui diversos ministérios que ajudam as pessoas a serem restauradas da alma. São inúmeros cursos para ajudar pastores e líderes que estão enfrentando dificuldades, escola de pais, encontros com Deus, e os ministérios Salve Sua família e Proteger Brasil que, através de palestras, alertam pais e filhos dos perigos da mídia na formação das crianças. Já o ministério de recuperação e suporte a mulheres que deixaram a prostituição acolheu mais de 500 delas que receberem tratamentos espirituais, físicos e emocionais, acompanhados de suporte para retornarem ao mercado de trabalho.
À disposição de todos estão ainda ministérios não convencionais, como o Arca de Noé. Parceiro da Corrente do Bem pelos Animais de Belo Horizonte e da Sociedade Protetora dos Animais, esse ministério tem o objetivo de resgatar e cuidar de animais abandonados e vítimas de maus tratos. Depois, esses animais são levados em projetos como o Obra-Prima, por exemplo, para alegrarem crianças e pessoas internadas, por meio do projeto Animais do Amor. Outro ministério diferenciado é o AMGI – Apoio a Mulheres numa Gravidez Indesejada. Na sede do AMGI, grávidas recebem aconselhamento espiritual, psicológico, além de enxoval e mantimentos arrecadados em doações.
E para quem gosta de música, na terra do Diante do Trono não faltam oportunidades. Nossa igreja possui dois coros de altíssimo nível e várias bandas se alternando nos cultos. Mas para os que querem aprender algum tipo de arte o endereço certo é a Fábrica de Artes, um edifício com 70 salas, vários estúdios, sala de concerto, e professores do mais alto gabarito ensinando artes plásticas, música, dança e teatro.
Pastor Gustavo Bessa visita trabalho do Ministério Infantil
Pensando no lado profissional nossa igreja abriu suas portas para ministérios específicos de apoio aos membros. Temos uma escola que forma padeiros e outra que forma cabeleireiros. E visando melhor formação dos seus quadros de pastores e obreiros, oferece a quem desejar a oportunidade de ingressar em dois seminários: o Seminário Teológico Carisma e o Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono (CTMDT).
Em dez anos o Carisma formou mais de 6.000 alunos, inclusive, estrangeiros. O seminário é interdenominacional, com duração de dois anos, e oferece um currículo estruturado e baseado na Palavra de Deus. Já o CTMDT, em oito anos, formou mais de 1.000 alunos distribuídos nas áreas de louvor e missões. Ainda no campo de capacitação dos membros, nossa igreja possui uma livraria com os principais títulos do mercado e também uma locadora de DVDs e vídeos.
Na busca por proporcionar o melhor ambiente espiritual para cada faixa etária, durante toda a semana acontecem cultos simultâneos aproveitando ao máximo o espaço que Deus nos deu. Há diferentes cultos na linguagem dos jovens, dos idosos, dos casais, dos adolescentes e das crianças. E pensando em quem realmente não tem horário para cultuar na igreja, pois tem a semana toda ocupada com trabalho e estudo, existe a opção de participar do culto “Pra lá das dez” que ocorre toda quinta-feira depois das 10 da noite. Sem contar que ainda existe uma vigília que acontece todas as sextas-feiras a ininterruptos 15 anos. Na maioria desses cultos nossa igreja conta com a presença indispensável do ministério com surdos que transmite em LIBRAS tudo o que acontece nas reuniões.
E falando em transmissão, não podemos deixar de destacar a Rede Super de TV que está situada no complexo de comunicação de nossa igreja. Uma equipe de quase 100 profissionais trabalha incansavelmente para transmitir programação 24 horas por dia para quase todos os estados brasileiros e também pela Internet. No mesmo prédio trabalham ainda a equipe da revista Atos Hoje e do site www.lagoinha.com, encarregados de toda a comunicação escrita da igreja, e também os responsáveis pela finalização dos livros semanais do pastor Márcio.
Como você deve ter percebido, nossa igreja é um verdadeiro celeiro da diversidade dos dons de Deus. E os ministérios citados acima são apenas alguns exemplos. Existem dezenas de outros e, a cada dia, novos ministérios surgem para a glória de Deus; e todos são recebidos com alegria. Por isso, participe, colabore, engaje-se, na obra de nossa igreja. Faça parte dessa história de conquista de 10% de Belo Horizonte para o Senhor Jesus.
:: Atilano Muradas – jornalista