Despojando-se da espada
Na semana passada, citamos a boa atitude de Jônatas ao entregar a capa e sua armadura a seu amigo Davi. Mas Jônatas despojou-se também da espada. Isso significa se desarmar para o irmão, caminhar juntos, desarmados de qualquer atitude de desconfiança. A Igreja é um lugar de gente desarmada. Se existe alguma arma, ela somente é usada contra o diabo. Não precisamos ser arredios e avessos à comunhão na vida da Igreja. Corremos os riscos, esperamos o melhor dos irmãos, nunca suspeitamos ou fugimos da comunhão.

[Compartilhar]
Será esse o motivo pelo qual relutamos entrar numa aliança? Por que é necessario entregar nossas armas e deixar a nossa defesa sob a responsabilidade de uma pessoa desconhecida?
Entregar a espada implica abandonar um relacionamento superficial. Precisamos de pessoas que não tenham receio de interferir em nossa vida. Existe alguém com liberdade de tratar abertamente com você? Caso não exista, seu crescimento está comprometido. Quando estamos em aliança, a espada da verdade tem liberdade para atuar em nós.

[Compartilhar]
O que significa despojar-se da espada? Você pe um daqueles que suspeita das pessoas desconhecidas, preferindo relacionar-se apenas com as pessoas que você já conhece? O que há de errado nessa atitude?

Entregando o arco
Nos dias de Davi e Jônatas, o arco não era apenas uma arma de guerra. Sua prioridade maior era a caça. Entregar o arco quer dizer: ” Eu não vou deixar você na mão. Eu não sou rico; mas o que eu possuo, usarei para abençoar você também.” Um grande sinal de nossa aliança é a disposição para levar a mão no bolso e ajudar nosso irmão. Precisamos ser Igreja nos compromissos e relacionamentos. E o nosso compromisso deve ser com o Corpo e não com a estrutura ou com o trabalho.

 [Compartilhar]
A. Qual a melhor palavra para definir a atitude de entregar o arco? O que você protege mais: o bolso, o coração ou ambos?
B. Quem nesse momento em nosso grupo está precisando de ajuda? O que pode ser feito para ajudá-lo

Entregando o cinto
Depois de entregar a capa, a armadura, a espada e o arco, finalmente, Jônatas entregou o cinto. O cinto era usado para dar firmeza e sustentação. Isso significa que o amigo é aquele que dá suporte. Nós somos a ” escora” do nosso irmão. Fomos chamados para sermos companheiros de jugo, diz Paulo em Gálatas 6.2 e Filipenses 4.3. As alianças na Igreja não têm caráter transitório, pelo contrário são eternas. Na eternidade estaremos sempre juntos a esses irmãos que nos abençoam hoje.

[Compartilhar]
O que você entende por companheiro de jugo? Existem pessoas com as quais você está conjugado?
 [Conclusão]

O que dá a nossa vida um caráter celestial é essa aliança de amizade e amor que temos estabelecido uns com os outros. É hora de nos despojarmos da capa, da armadura, da espada, do arco e do cinto. São as condições estabelecidas por Deus para mantermos relacionamentos vivos, numa aliança real de amor.