quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Seja semelhante a Cristo

“Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…” (Gênesis 1.26)
 
Quando Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem,” essa imagem se refere à semelhança de caráter. Ele estava dizendo que assumiríamos Sua natureza divina, Seu caráter, conforme é refletido no Seu Filho Jesus Cristo. Em Colossenses 1.15, Paulo nos diz que Jesus é “a semelhança perfeita do Deus invisível [a representação visível do que é invisível]; Ele é o primogênito de toda a criação” (ABV). Como cristãos, devemos ser transformados à imagem e semelhança de Cristo.

O maior objetivo de cada crente, e certamente daqueles dentre nós que querem ser usados por Deus em posições de liderança, deveria ser buscar ser semelhante a Cristo. Deveríamos desejar lidar com as situações e tratar as pessoas da maneira como Jesus faria. Essa deveria ser a nossa meta. Jesus deve ser o nosso exemplo.

Em João 13.15, Ele disse aos Seus discípulos, depois de lavar seus pés como se fosse um servo: “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz”. E Pedro nos diz em 1 Pedro 2.21: “Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam aos seus passos.” A vocação e o alto chamado de cada cristão é ser transformado na imagem de Jesus Cristo.
 
Deus continuará trabalhando em cada um de nós até chegarmos ao ponto em que agiremos como Jesus agiria em cada situação da vida, até manifestarmos o mesmo tipo de fruto do Espírito que Ele manifestou.

Único caminho

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14.6)
Nos últimos dias Deus tem me levado a pensar no infindável número de caminhos que a vida nos apresenta dia após dia. Caminho que leva à felicidade, caminho que leva à prosperidade, que conduz à paz, à maneira fácil de conseguir qualquer coisa que se queira, enfim, caminhos que prometem de tudo um pouco.
E sei que Ele tem chamado minha atenção para o assunto justamente por eu estar diante de tantos caminhos e oportunidades que, por vezes, parecem ser os melhores que alguém pode escolher seguir.

Mas quando olho para Jesus, não consigo ver nenhum outro caminho melhor e mais desafiante, pois andar nesse caminho significa que estou viajando para um destino certo. Significa andar na luz, na verdade e, principalmente, em esperança.

Isso não me leva à ilusão de um caminhar fácil e sem dificuldades, pois o próprio Jesus se encarrega de me lembrar que o caminho é estreito, apertado e, para poucos: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela.” Ele continua dizendo, “E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mateus 7.13-14)

Ainda assim, mesmo difícil, é muito bom seguir por ele. Pois é andando em Cristo que sou fortalecida, instruída, consolada. Seu Espírito Santo é companhia constante e a prova de que nunca estou só, mesmo que, muitas vezes, minha fragilidade humana me faça pensar que estou caminhando sozinha.

E, diante de tantos caminhos, convenço-me cada vez mais que ser cristão é realmente para pessoas que abrem mão de aventuras passageiras para trilhar no Único Caminho que conduz à vida eterna e que leva ao Pai.

Se você, amado leitor, ainda não descobriu a riqueza desse Caminho, busque-o ainda hoje, pois é a melhor de todas as escolhas que o homem pode fazer. Se você já anda em Cristo, aproveite cada experiência que essa viagem proporciona, pois é Ele que nos levará de volta ao Lar!

 ::Denise Tomaz de Souza – Colaboradora do Portal Lagoinha.com

Dê a melhor hora do dia a Deus (1ªparte)

“Mas eu confio em Ti, Senhor, e digo: Tu és o meu Deus. O meu futuro está nas Tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem.” (Salmos 31.14,15)

Eu me eduquei para começar cada dia dando a Deus os primeiros frutos do meu tempo. Percebi que não vou viver meu dia em paz se não passar um tempo com Deus. De modo que, todas as manhãs, pego meu café e geralmente enquanto ainda estou de pijama, passo o tempo que for necessário com Deus para poder sentir que sou capaz de agir da maneira certa e caminhar segundo o fruto do Espírito no decorrer daquele dia.

Aprendi a usar a melhor hora do meu dia para dar a Deus a melhor parte do meu coração. Dar a Deus os primeiros momentos da manhã me ajuda a manter as prioridades em ordem durante o restante do dia. Não use o presente que é passar um tempo com Deus para meditar sobre seus problemas. Durante este tempo com Ele, coloque seu coração em sintonia com as palavras escritas pelo salmista: “Mas eu confio em Ti, Senhor, e digo: Tu és o meu Deus. O meu futuro está nas Tuas mãos.” (Salmos 31.14,15, ênfase da autora).

A Bíblia diz: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos.” (Provérbios 3.5-7)

Deus quer nos ouvir dizer: “Senhor, não sei como Tu irás fazer isso. Não me importa como o faças. Sei que vai dar certo. Confio e entrego todas as minhas circunstâncias a Ti. Meu futuro está nas Tuas mãos, confiar em Ti é prioridade máxima em minha vida.”

Mestre, ensina-me a viver

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.” 
(Mateus 7.24)


Um dos grandes desejos comum para a maioria de nós é construir uma casa do jeitinho que desenhamos nos sonhos. Comprar um terreno, fundar os alicerces, subir as paredes, a cobertura e enfim, finalizar com o acabamento de primeira. Fazer um jardim, colocar uma rede e desfrutar da casa com satisfação. O sonho que se torna fato.

Construir sempre nos leva a duas situações: a alegria de ver a fidelidade e a superação do projeto. A satisfação. Ou a tristeza por ver que a obra foi mal feita e o resultado um grande prejuízo. A decepção.  Assim também é a construção da nossa existência.  A Palavra de Deus compara a edificação das nossas vidas como a de uma casa. E, Ele é tão bom que nos deu o terreno: A Rocha.  O material: Sua Palavra. As ferramentas: oração, leitura bíblica, jejum. Deu também o engenheiro arquiteto que é O Espírito Santo. Porém, apesar de todo este investimento quem constrói somos nós.

A construção da nossa vida é determinada pelas nossas ações e o resultado das escolhas das nossas ações produz a qualidade da edificação. Escolhas. Nós temos o livre arbítrio, citado por Jesus no fim deste sermão, nos versículos citados. Ele ressalta a importância da decisão pessoal na construção da vida.
O prudente é comparado àquele que escolhe ouvir e praticar o que Jesus ensinou e assim constrói uma vida que não se abala com as provações. O insensato até escuta, mas escolhe não seguir as direções do Mestre e ao menor vento suas convicções caem por terra e ele se sente desamparado. O fato é que cada um habitará na casa das suas próprias escolhas, queira ou não. Assim é a vida, uma construção diária e obrigatória, até a última respiração.

Graças a Deus temos O Mestre que pode nos ensinar a: Ouvir, discernir e praticar, para enfim, viver exatamente o que o Senhor determinou para cada um de nós: uma casa forte!
Onde você deseja morar?

“E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.” 
(Mateus 7.26)

:: Nilma Gracia Araujo – Colaboradora do Portal Lagoinha.com       

A Despedida (renuncia) do Papa Bento XVI


Em seu último discurso antes da renúncia, o papa Bento 16 prometeu aos cardeais "obediência incondicional" ao novo pontífice, a ser escolhido em meados de março. Ele também agradeceu o apoio dos sacerdotes no período em que comandou a Igreja Católica.

Bento 16 deixará o cargo nesta quinta-feira, após dizer que sairia do comando do Vaticano no último dia 11. Ele deverá deixar o Vaticano em um helicóptero para a residência de verão de Castel Gandolfo, onde passará alguns meses antes de ir à clausura em um convento dentro da cidade-estado.

Em comunicado, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Soldano, agradeceu em nome dos sacerdotes pela gratidão demonstrada pelo papa e o exemplo que representou durante seus oito anos de pontificado. Na entrada do evento, Bento 16 foi aplaudido pelos cardeais.
Após a saudação, o papa agradeceu o apoio dos sacerdotes durante os últimos oito anos. "Continuarei perto de vocês em oração, especialmente nos próximos dias quando vocês elegerão o novo papa, a quem hoje declaro minha incondicional reverência e obediência".

O pontífice ainda pediu a união da Igreja Católica e o trabalho conjunto "como uma orquestra" para alcançar a concordância e a harmonia.

Ele disse que, nos últimos oito anos, houve momentos de "luz radiante" e "algumas nuvens que escureceram o céu". "Nós tentamos servir a Cristo e sua igreja", disse.
O papado de Bento 16 foi marcado por escândalos de abuso sexual e pedofilia, vazamento de documentos privados e informações de brigas entre integrantes de seu círculo íntimo. As crises são apontadas como uma das causas da renúncia, a primeira em 600 anos.

Bento 16 deverá deixar o palácio papal pela última vez por volta das 17h locais (13h em Brasília). Ele seguirá para a residência de verão do Vaticano, em Castel Gandolfo, a 30 km de Roma.
A partir das 20h (16h em Brasília), será declarada a vacância do cargo, abrindo caminho para o conclave. O símbolo da saída do papa será o fechamento das portas do palácio papal e a folga da Guarda Suíça, que garante a segurança do pontífice.


RECEPÇÃO
Após a renúncia, Bento 16 será recebido em Castel Gandolfo com um rosário e uma procissão com tochas em sua chegada ao Palácio Apostólico dessa mesma cidade, segundo o pároco da cidade, Pietro Diletti.
Ele informou na quarta (27) que os fiéis se concentrarão na praça em frente ao palácio papal e rezarão o rosário, intercalando com reflexões feitas por Joseph Ratzinger nos quase oito anos de pontificado.
A expectativa é que o então papa emérito apareça na sacada do Palácio Apostólico por volta das 17h30 (13h30 em Brasília) e que, após um rápido pronunciamento, os fiéis acendam tochas que iluminarão a primeira noite de Bento 16 após deixar o cargo de pontífice.

NOSSO COMENTÁRIO

A PAZ DE CRISTO À TODOS!

SEI QUE VOU SER CRITICADO PELO MEU POST, MAS DIANTE DA REPERCUÇÃO GERADA APÓS O ANUNCIO DA RENUNCIA DE BENTO XVI, ATUAL LÍDER DA IGREJA CATÓLICA ME SENTI NA LIBERDADE DE COMENTAR.

NÃO PELO PAPA MAS PELA IGREJA CATÓLICA QUE PREGA À JESUS CRISTO E CRÊ EM DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. A IGREJA A QUAL TEM ENFRENTADO GRANDES PROBLEMAS NAS ULTIMAS DÉCADAS, PRINCIPALMENTE PELOS ESCÂNCALOS QUE TEM PASSADO!

IGREJA DE JESUS, VAMOS ORAR PARA QUE O SENHOR VENHA REMOVER DE NOSSO MEIO A VERGONHA, A TRISTEZA, O ESCÂNDALO E QUE TUDO ISSO SE REVERTA EM HONRA! A MAIS DE 600 ANOS NÃO SE VIA A RENUNCIA DE UM PAPA, UMA AUTORIDADE ESPIRITUAL DE NIVEL MUNDIAL E QUE TEM SUA SIGNIFICANCIA, TENTAR COMPREENDER TAMANHO O PROBLEMA PARA ESTA DECISÃO DE BENTO XVI É DIFICIL, POIS O QUE VEMOS É O SUPERFICIAL, NÃO SABEMOS O QUE ACONTECE DE FATO NOS BASTIDORES.

O QUE O SENHOR JESUS CRISTO VENHA TRAZER A CURA E A VISÃO PARA ESTA IGREJA, QUE TUDO AQUILO QUE ESTÁ FORA E QUE PRECISA SER ARRUMADO QUE NESTE MOMENTO POSSA SER A OPORTUNIDADE DA IGREJA COLOCAR SUAS COISAS NO LUGAR CERTO, DEIXANDO A RELIGIOSIDADE, OS COSTUMES E FAZENDO DE FATO AQUILO QUE DEUS QUER!

JÁ TENHO ORADO A DEUS PARA QUE MUITOS NÃO DEIXEM DE CRER EM CRISTO... QUE É O NOSSO MAIOR ALVO, MAS QUE VENHAM ORAR E INTERCEDER PARA QUE NO LUGAR DA HONRA.... VENHA A DUPLA HONRA!

IGREJA EVANGÉLICA, SE POSICIONE EM ORAÇÃO! MAIOR É AQUILO QUE NOS UNE JESUS QUE NOSSAS DIFERENÇAS!

UM ABRAÇO

William Pimentel
Líder Min. Haja Vida