“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.” 
(Mateus 7.24)


Um dos grandes desejos comum para a maioria de nós é construir uma casa do jeitinho que desenhamos nos sonhos. Comprar um terreno, fundar os alicerces, subir as paredes, a cobertura e enfim, finalizar com o acabamento de primeira. Fazer um jardim, colocar uma rede e desfrutar da casa com satisfação. O sonho que se torna fato.

Construir sempre nos leva a duas situações: a alegria de ver a fidelidade e a superação do projeto. A satisfação. Ou a tristeza por ver que a obra foi mal feita e o resultado um grande prejuízo. A decepção.  Assim também é a construção da nossa existência.  A Palavra de Deus compara a edificação das nossas vidas como a de uma casa. E, Ele é tão bom que nos deu o terreno: A Rocha.  O material: Sua Palavra. As ferramentas: oração, leitura bíblica, jejum. Deu também o engenheiro arquiteto que é O Espírito Santo. Porém, apesar de todo este investimento quem constrói somos nós.

A construção da nossa vida é determinada pelas nossas ações e o resultado das escolhas das nossas ações produz a qualidade da edificação. Escolhas. Nós temos o livre arbítrio, citado por Jesus no fim deste sermão, nos versículos citados. Ele ressalta a importância da decisão pessoal na construção da vida.
O prudente é comparado àquele que escolhe ouvir e praticar o que Jesus ensinou e assim constrói uma vida que não se abala com as provações. O insensato até escuta, mas escolhe não seguir as direções do Mestre e ao menor vento suas convicções caem por terra e ele se sente desamparado. O fato é que cada um habitará na casa das suas próprias escolhas, queira ou não. Assim é a vida, uma construção diária e obrigatória, até a última respiração.

Graças a Deus temos O Mestre que pode nos ensinar a: Ouvir, discernir e praticar, para enfim, viver exatamente o que o Senhor determinou para cada um de nós: uma casa forte!
Onde você deseja morar?

“E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.” 
(Mateus 7.26)

:: Nilma Gracia Araujo – Colaboradora do Portal Lagoinha.com