“Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…” (Gênesis 1.26)
 
Quando Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem,” essa imagem se refere à semelhança de caráter. Ele estava dizendo que assumiríamos Sua natureza divina, Seu caráter, conforme é refletido no Seu Filho Jesus Cristo. Em Colossenses 1.15, Paulo nos diz que Jesus é “a semelhança perfeita do Deus invisível [a representação visível do que é invisível]; Ele é o primogênito de toda a criação” (ABV). Como cristãos, devemos ser transformados à imagem e semelhança de Cristo.

O maior objetivo de cada crente, e certamente daqueles dentre nós que querem ser usados por Deus em posições de liderança, deveria ser buscar ser semelhante a Cristo. Deveríamos desejar lidar com as situações e tratar as pessoas da maneira como Jesus faria. Essa deveria ser a nossa meta. Jesus deve ser o nosso exemplo.

Em João 13.15, Ele disse aos Seus discípulos, depois de lavar seus pés como se fosse um servo: “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz”. E Pedro nos diz em 1 Pedro 2.21: “Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam aos seus passos.” A vocação e o alto chamado de cada cristão é ser transformado na imagem de Jesus Cristo.
 
Deus continuará trabalhando em cada um de nós até chegarmos ao ponto em que agiremos como Jesus agiria em cada situação da vida, até manifestarmos o mesmo tipo de fruto do Espírito que Ele manifestou.