Quando estamos no deserto

Falar em deserto na caminhada cristã equivale a dizer que estamos em um lugar de solidão, aridez, sem vida e, para muitos, a experiência de passar pelo deserto está relacionada ao período em que Deus parece estar distante e onde o caminho parece tão solitário que pensamos não suportar.
Mas o deserto pode ter significados diferentes. O deserto também pode ser o lugar onde o Senhor quer dizer: “enfim nós”. Só você e Ele. É quando o Pai nos chama para momentos de comunhão, intimidade, aprendizado e crescimento. É um tempo de oportunidades e mudanças. Tempo que Ele usa para tirar de nós tudo aquilo que não O agrada e tudo aquilo que está em conflito com Sua presença em nossa vida.
Por isso, no deserto não podemos parar, vacilar ou voltar, mas precisamos prosseguir louvando e experimentando o sobrenatural de Deus. Por mais difícil e doloroso que possa ser, é no deserto que Ele nos capacita para caminhar de fé em fé. Onde vencemos uma batalha e nos preparamos para outra.
É lá que Ele nos fortalece e nos prepara para a conquista. Onde Ele também nos dá a oportunidade de conhecermos a nós mesmos, de sermos confrontados com nosso ego, sonhos, valores e crenças. Então, com Amor, o Pai nos ensina, molda nosso caráter e nos faz entender o quanto precisamos ser cada vez mais dependentes do Senhor.
No deserto experimentamos intensamente as baixas temperaturas do inverno e as altas temperaturas do calor. E essas sensações chegam por meio de provações, angústias, solidão, desânimo. Então, é justamente nesses momentos que Deus prova Seu amor – amor que nos aquece nas noites frias e traz brisa nos dias de calor.
Também é no deserto que temos a oportunidade de desenvolver um relacionamento íntimo e profundo com Deus, de conhecer o Seu coração e propósitos para nossa vida.
Por isso não desista. Mesmo que o sentimento seja de solidão, o Senhor está contigo e promete: “Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Isaías. 43.2)
Lembre-se: Você é valente de Deus e o deserto não é lugar para você morar, mas é passagem obrigatória para todos que desejam conhecer a Deus e ter experiências inesquecíveis e marcantes na vida cristã. Depois de passar pelo deserto, estarás preparado para viver o tempo novo de Deus para sua vida!
(Parte 1)
Continua…
::Denise Tomaz de Souza
Igreja Evangélica Assembléia de Deus em SJP – PR.
duda.tomaz@hotmail.com
http://twitter.com/dudatomaz
www.facebook.com/denisetomaz